Sobre a SCAC
Clientes SCAC
Solicite um orçamento para a SCAC
Entre em contato com a SCAC
 
Produtos SCAC
BLOG SCAC
Informações técnicas para consultor e projetista
Informações técnicas para empresas de energia
Informações técnicas para empresas de estaqueamento
Informações técnicas para o mundo acadêmico
Produtos para construção civil, como fundações especiais e profundas para edifícios residenciais e comerciaisProdutos para Obras de arte, como pontes, viadutos e passarelasProdutos para empresas de energia, como postes em concreto centrifugadoProdutos para empresas de Telecomunicações, como postes de concreto para Telecomunicações
Concreto Centrifugado

Um Produto Altamente Difundido Mundialmente. Uma Tecnologia que a SCAC domina
Em países como o Japão, Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Itália o concreto centrifugado é amplamente difundido para fabricação de elementos em concreto destinados a ambientes altamente agressivos e, também, em sistemas construtivos que priorizem a segurança.
São muitas as vantagens que o processo de centrifugação oferece. Ele permite facilmente variar a espessura da parede do elemento vazado, seja ele, poste, estaca, coluna ou viga. Desta maneira, o processo beneficia projetos com necessidades estruturais ou de durabilidade muito específicas.

O Processo
O primeiro passo é realizar a montagem da armação. Em seguida, é feito o lançamento do concreto fresco e o fechamento da forma quando, então, esta é transportada até o setor de centrifugação. O processo de centrifugação consiste na rotação de formas metálicas a alta velocidade em torno do seu eixo longitudinal com concreto fresco. Através da força de centrifugação, são alcançadas características ímpares ao se atingir uma força de compactação de até 50 vezes a força da gravidade.

Armação da Estaca (pré concreto)
Armação da Estaca (pré concreto)
Armação posicionada dentro da forma metálica aberta
Desmolde da peça após a cura a vapor
Centrifugação da peça

 

 

Durante a centrifugação, o concreto fresco e plástico é distribuído de maneira uniforme pela força centrífuga. Como resultados, as distâncias entre os agregados e outras partículas sólidas são reduzidas e, parte da água – além de partículas finas de baixa resistência – são expulsas do concreto. Ou seja, o concreto atinge o mais alto grau de compacidade, dentre os diversos métodos de adensamento existentes.

Os materiais submetidos à elevada pressão exercida pela força centrífuga tendem a se ordenar segundo o peso específico de cada componente do traço. Devido ao seu peso específico, uma parte do cimento envolve toda a superfície externa do elemento (face interna da forma), formando uma capa externa extremamente lisa, de alto coeficiente de impermeabilidade, alta resistência contra ações químicas e físicas e, conseqüentemente, de alta durabilidade.

Processo de Centrifugação

Fases de centrifugação:
(a) Distribuição do concreto
(b) Formação da seção vazada
(c) Compactação do concreto
(d) Expulsão da água por compactação

Excesso de água
Internamente devido a sua menor densidade, a água em excesso necessária para a reação do cimento é impulsionada para fora do concreto, carregando os elementos finos.

Com a redução de relação água/cimento e de materiais finos, o concreto centrifugado obtém elevada característica de resistência à compressão, módulo de elasticidade e baixa porosidade. Assim podemos citar algumas das características conferidas aos elementos de concreto centrifugado:

  • Maior impermeabilidade superficial;
  • Maior resistência mecânica;
  • Maior segurança em meio-ambiente agressivo;
  • Alta durabilidade sob efeito de molhagem e secagem (variação de nível d’água);
  • Estética superficial diferenciada;
  • Possibilidade de inspeção do elemento em função da seção vazada, durante a produção, instalação ou mesmo após a instalação.

Processo de Cura a Vapor.
Após submeter o concreto ao processo de centrifugação, as estacas são transportadas para o setor de cura a vapor. O vapor oferece as condições ideais para a hidratação do cimento e as vantagens obtidas nesse processo são:

  • A considerável redução de fissuras provenientes da retração do concreto;
  • O ganho acelerado de resistência;
  • Maior segurança em meio-ambiente agressivo;
  • A melhoria do módulo de elasticidade e durabilidade, ao reduzir significativamente a geração de poros, tornando a superfície mais resistente a agentes agressivos.

Após a cura do concreto, os elementos pré-fabricados são desformados e mantidos em estoque durante 7 dias até atingir a resistência adequada para o transporte e montagem ou cravação.

Processo de Produção de Elementos Centrifugados

  • Corte, dobra e endireitamento de fios de aço.
  • Montagem da armação. A montagem é feita de maneira manual
  • Limpeza da forma metálica.
  • Montagem da armação na forma.
  • Dosagem de concreto.
  • Lançamento do concreto. O lançamento de concreto é efetivado por meio de caçambas que despejam o concreto acima sobre a forma.
  • Fechamento da forma.
  • Centrifugação.
  • Cura a vapor.
  • Desforma.

Controle de Qualidade do Processo de Ponta a Ponta
As características dos componentes do concreto são fundamentais para se obter um produto de alta qualidade e confiabilidade. Utilizam-se matérias-primas selecionadas, controle tecnológico apurado e usinas automatizadas a fim de se obter a consistência adequada do concreto para a centrifugação.

 
© 2014 Scac Soluções em estruturas e engenharia - Todos os direitos reservados Site by HTC | Política de Privacidade