Sobre a SCAC
Clientes SCAC
Solicite um orçamento para a SCAC
Entre em contato com a SCAC
 
Produtos SCAC
BLOG SCAC
Informações técnicas para consultor e projetista
Informações técnicas para empresas de energia
Informações técnicas para empresas de estaqueamento
Informações técnicas para o mundo acadêmico
Produtos para construção civil, como fundações especiais e profundas para edifícios residenciais e comerciaisProdutos para Obras de arte, como pontes, viadutos e passarelasProdutos para empresas de energia, como postes em concreto centrifugadoProdutos para empresas de Telecomunicações, como postes de concreto para Telecomunicações
Fundações Profundas

A fundação profunda é caracterizada por um elemento estrutural (estaca) instalado no solo com a finalidade de suportar e transferir as cargas ao solo pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas

No conjunto estaca-solo, o solo é mais heterogêneo, mais errático e menos resistente, sendo portanto o fator determinante na capacidade de carga da fundação.

As estacas centrifugadas SCAC, diferenciadas pelo seu modo de produção através da compactação do concreto pelo processo de centrifugação, proporcionam um desempenho superior a outros métodos produtivos existentes. A superioridade dessas estacas é também reconhecida durante o processo de cravação que possibilita atingir camadas de solos resistentes, atendendo às previsões de projeto.

Emenda
Emenda
Emenda
Emenda
Emenda

 

 

 

O controle de qualidade de 100% das estacas SCAC durante a cravação, juntamente com os métodos de dimensionamento, garantem a capacidade de carga com a adequação das profundidades das fundações.  Para o controle é empregada a metodologia SCAC, que permite uma correlação entre dados de sondagens, premissas de projeto, controle de campo através das medições do conjunto nega-repique, juntamente aferidos e comprovados pela realização de ensaios de carregamento dinâmico (utilizando o Pile Driving Analyser). O resultado de todo esse controle é mais segurança, confiabilidade e economia no projeto de fundação.

Solo Brasileiro
O solo brasileiro, por ser tropical, tem características muito heterogêneas, assim a tecnologia da SCAC permite otimizar a fundação, alcançando a superfície resistente necessária para atingir a capacidade de carga prevista das estacas.

As estacas SCAC são propícias para utilização em todo território nacional. Alguns exemplos estão nos solos de toda região litorânea, com a presença de espessas camadas de argila mole intercaladas com camadas de areias, as regiões de solos colapsíveis, saprolíticos e as regiões com camadas de solos iniciais de baixa resistência.

Projeto de estacas
A armação longitudinal constituída de barras de aço CA 50 é envolvida em toda a sua extensão por uma espiral de fios de aço CA 60, cujo passo varia de 5 a 15 cm, executada por equipamento automático, conferindo ao conjunto de armação extraordinária rigidez.
Nas extremidades da estaca esta espiral é menos espaçada com o objetivo de absorver as tensões transversais relativamente grandes na fase de cravação.

Emendas de estacas
De acordo com as necessidades do projeto e as condições do solo em cada região, as estacas podem atingir profundidades maiores do que os elementos fabricados. O anéis metálicos incorporados às suas extremidades permitem às estacas SCAC atingirem qualquer profundidade e com total garantia da monoliticidade do conjunto com a majoração da resistência da ligação e de sua região adjacente.

Detalhe Emenda
Detalhe Emenda
Detalhe Emenda
Secção Transversal
Perpectiva Anel

 

 

 

 

 

Esta tecnologia foi desenvolvida e patenteada pela SCAC, sendo que o sistema tem os papéis fundamentais de confinamento do concreto numa região altamente solicitada durante o processo de cravação e da união das estacas.

A resistência deste sistema de emenda é comprovada através de ensaios laboratoriais e milhões de metros de estacas já cravados em todo o território nacional.

Estudo de Cravabilidade
O bom desempenho da estaca durante a cravação é determinado pela criteriosa escolha do sistema de cravação: peso e tipo do martelo, altura de queda e sistemas de amortecimento.
Previamente ao início dos serviços de estaqueamento, a SCAC realiza o “Estudo de Cravabilidade”, que leva em conta o perfil do solo da região a ser estaqueada, as características das estacas, cargas admissíveis previstas em projeto e o sistema de cravação.

Previsão da Capacidade de Carga e Comprimento
A carga admissível de uma estaca, do ponto de vista geotécnico, deve atender aos aspectos referentes à segurança de ruptura do solo e dos recalques do conjunto estaca-solo. Desta maneira a estaca deve ser instalada em uma profundidade que atenda simultaneamente a estas condições, sem causar danos estruturais ao elemento da fundação

Na fase de projeto são elaborados estudos de previsão da capacidade de carga estática para todas as sondagens da obra. Normalmente, para essa previsão são utilizados os métodos semi-empíricos Aoki-Velloso e Decourt–Quaresma.

 
© 2014 Scac Soluções em estruturas e engenharia - Todos os direitos reservados Site by HTC | Política de Privacidade