Sobre a SCAC
Clientes SCAC
Solicite um orçamento para a SCAC
Entre em contato com a SCAC
 
Produtos SCAC
BLOG SCAC
Informações técnicas para consultor e projetista
Informações técnicas para empresas de energia
Informações técnicas para empresas de estaqueamento
Informações técnicas para o mundo acadêmico
Produtos para construção civil, como fundações especiais e profundas para edifícios residenciais e comerciaisProdutos para Obras de arte, como pontes, viadutos e passarelasProdutos para empresas de energia, como postes em concreto centrifugadoProdutos para empresas de Telecomunicações, como postes de concreto para Telecomunicações
Artigos Técnicos

Procedimentos e Metodologias de Controle SCAC
A SCAC desenvolveu metodologia própria capaz de atender as necessidades de prever e garantir o bom desempenho de suas obras de fundações. Esta metodologia permite avaliar o valor da capacidade de carga mobilizada do conjunto estaca-solo durante a execução e ao final de cada estaca cravada, obtendo uma imediata verificação do coeficiente de segurança.
Além dos controles tradicionais de nega e diagramas de cravação, a SCAC executa o controle da capacidade de carga de estaca por estacaatravés da medição do Repique Elástico durante e ao final do processo de cravação, permitindo aferir e interpretar os resultados com Ensaios de Carregamento Dinâmico utilizando o equipamento PDA - Pile Driving Analyser, nos quais se aplica os conceitos da teoria da propagação de ondas de tensão,geradas pelo choque do martelo contra a estaca, a um determinado nível de energia.
A medição do repique elástico é obtida por meio de uma folha de papel colada na superfície da estaca e um lápis deslizando-se sobre uma régua de referência, durante as aplicações de golpe do martelo com uma determinada altura de queda.



CONTROLE DA CAPACIDADE DE CARGA DE CADA ESTACA PELO REPIQUE MEDIDO NO FINAL DA CRAVAÇÃO

1. Esquema de Medição da Nega e do Repique

Nota Importante: A altura de queda e peso do martelo a serem utilizados na medida da nega e repique devem ser compatíveis com a condição de ruptura do solo, a ser verificada pela realização de ensaios de carregamento dinâmico com o PDA – Pile Driving Analyser. A SCAC coloca à disposição dos interessados programa de análise da cravação de estacas através da teoria da equação da onda.

2. Estimativa da Carga Mobilizada

A carga mobilizada no impacto do martelo de peso W caindo de altura H, sobre o sistema de amortecimento colocado no topo da estaca, pode ser estimada pela fórmula:
        C2 . A .  E
R = _________   £  RE    , onde
   f . L
R    = carga mobilizada no impacto;
C2  = encurtamento elástico da estaca;
A    = área de seção transversal
E    = módulo de elasticidade
F     = coeficiente que depende do diagrama de transferência de carga estaca-solo;
L     = distância entre a ponta da estaca e a seção onde se mede o repique;
RE = resistência estrutural da estaca na ruptura.

O ensaio de Carregamento Dinâmico com o equipamento PDA registra a aceleração e a deformação específica da seção e, por integração, obtém as curvas de velocidade e força ao longo do tempo. Utiliza-se, neste caso, sensores constituídos por um par de acelerômetros e de medidores de deformação específica que registram sinais, e através da interpretação da teoria da equação da onda, possibilita a avaliação imediata da carga mobilizada em função de cada golpe do martelo, aplicado a uma determinada altura de queda (ou nível de energia).
As provas de carga dinâmica complementam o controle da qualidade de cravação das estacas, pois oferecem maiores informações sobre o sistema estaca-solo, com a separação das parcelas de carga por atrito lateral e por ponta, permitindo análises mais profundas e conclusões mais precisas sobre o desempenho de cada estaca. Ademais, pode-se estabelecer a carga admissível da estaca a partir dos dados do Ensaio de Carregamento Dinâmico ou da interpretação dos valores de carga máxima mobilizada na cravação e de deslocamento correspondente.
Esta metodologia de controle durante a cravação assegura a obtenção e aferição dos parâmetros estabelecidos no projeto. Assim, a cravação da estaca é observada até que se constate a capacidade de carga prevista no projeto, garantindo o coeficiente de segurança de estaca por estaca.


< voltar

 
© 2014 Scac Soluções em estruturas e engenharia - Todos os direitos reservados Site by HTC | Política de Privacidade